Tema Central: "Competência em informação e as populações vulneráveis: de quem é
a Responsabilidade?"
Promoção: FEBAB, IBICT, UNB e UNESP
Data da Realização: 09 de julho de 2013
Horário: 8h30 às 12h30
Objetivo: Consolidar a criação de espaço de reflexão, discussão e compartilhamento de experiências e práticas sobre a Competência em Informação e seu relacionamento com as populações vulneráveis, desenvolvidas por pesquisadores e profissionais nas Bibliotecas ou Serviços de Informação e desenhar cenários e tendências nessa área em diferentes contextos.
PROGRAMA
8:30h às 9:00h Entrega de material e divisão dos grupos de trabalho
9:00h às 9:15h Abertura oficial do Seminário (Mesa de Abertura)
9:15 às 10:30h Apresentação de especialistas convidados (internacionais e nacionais)
- A biblioteca universitária como um agente formador de redes de conhecimento, cidadania e aprendizado ao longo da vida.
- CI na Universidade Aberta de Portugal: desafios para a formação de profissionais no século XXI
- CI na América Latina e as comunidades vulneráveis
- CI como socialização do conhecimento: uma parceria entre a docência e a biblioteca
10:30h às 10:45h Coffee-Break
10:45h às 12:00h Reunião dos GT
12:00h às 12:30h Encerramento do evento
RESUMO
Considerando o esforço do I Seminário “Competência em Informação: cenários e tendências” realizado no CBBD/2011, que culminou com a publicação oficial da “Declaração de Maceió”, em um momento de reflexão e discussão de diretrizes e da implementação de ações estratégicas envolvendo a Competência em Informação no contexto brasileiro, destacamos que no CBBD de 2013, as ações servirão à integração dos especialistas interessados, compartilhando iniciativas e métodos de trabalho desenvolvidos no âmbito das bibliotecas e unidades de informação sob a ótica das populações vulneráveis e suas necessidades para o exercício da cidadania e o
aprendizado ao longo da vida.
As estratégias de ação compreenderão:
1 – Apresentação de especialistas convidados (internacionais e nacionais) - Inicialmente serão abordados temas previamente selecionados por 4 (quatro) palestrantes convidados e que contribuirão com suas apresentações para a apresentação de um cenário da Competência em Informação e seu relacionamento com as populações vulneráveis. O objetivo é entender o cenário internacional, principalmente o da Espanha, Portugal, América Latina, para planejar e divulgar melhor as iniciativas dos pesquisadores e suas peculiaridades.
2 – Divisão dos Grupos de Trabalhos (GT) em conformidade com as temáticas apresentadas para a reflexão e debates sobre questões previamente elaboradas, a saber: GT1 – CI em Bibliotecas Escolares; GT2 – CI em Bibliotecas Públicas; GT3 – CI em Bibliotecas universitárias; GT4 – CI em Bibliotecas Empresariais e GT5 - CI em Ambientes Digitais;
3 - Cada GT será composto de: 1 (um ) Coordenador que terá a responsabilidade de apresentar o tema, os integrantes do grupo, a metodologia de trabalho e a supervisão das dinâmicas envolvidas.1 (um ) Relator que deverá apresentar o relato final para a secretaria de apoio do Seminário e auxiliar nas atividades do grupo. Participantes inscritos no evento, oriundos de diferentes instituições do contexto nacional;
4 – Cada GT será responsável por desenvolver as atividades estabelecidas e, ao final, apresentar um relatório das recomendações à coordenação do evento e
5 – Sistematização e Divulgação dos Resultados - Os Relatórios contendo as discussões
resultantes e as recomendações de consenso dos GT serão sistematizados e organizados para a publicação em um documento impresso (livro) a fim de que os resultados do Seminário possam ser amplamente divulgados nos contextos nacional e internacional.
A linha enfoca, sobretudo, os estudos teóricos, metodológicos e aplicados sobre as temáticas: gestão da informação, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional; inteligência empresarial, prospecção e monitoramento informacional; fluxos, processos, usos e usuários da informação; cultura, comportamento e competência em informação; processos de comunicação, mediação, uso e apropriação da informação; práticas de informação e leitura nos diversos espaços informacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário